top of page
Palavra do Presidente
JMM_1733.JPG

Enilson Roberto da Silva
Presidente do Sindicato da Alimentação de Barretos

        " Um Sindicato só é Forte se houver a Participação do Trabalhador "

        O sindicato é um instrumento de luta coletiva que precisa ser valorizado, e fortalecido com a associação dos trabalhadores, que têm o direito de votar para escolher a direção, a pauta de reivindicações e as lutas que precisam ser feitas para conseguir melhores condições de trabalho, renda e benefícios. Apesar dos ataques aos direitos dos trabalhadores, as categorias que têm sindicatos fortes e atuantes com um percentual alto de associados, fortalece a manutenção dos benefícios nos acordos coletivos que, não são direitos adquiridos e sim negociados.
   A reforma trabalhista, em vigor desde 2017, que acabou com mais de 100 itens da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), reduziu o poder dos sindicatos de negociar melhorias nas condições de trabalho e renda com os patrões, e sufocou o financiamento dessas entidades para enfraquecê-las e, assim, reduzir seu poder de pressão. O resultado é a queda no poder de compra cada vez mais corroído, além da perda de direitos conquistados com muita luta de centenas de categorias profissionais.
   Mas o Sindicato da Alimentação de Barretos, através de sua diretoria impediu a retirada de direitos, e fizeram negociações que mantiveram estas conquistas no Acordo Coletivo de Trabalho.
   O Sindicato através dos dirigentes faz as negociações de convenções e acordos coletivos, fiscalizam e negociam as condições de trabalho.
   O Sindicato é quem negocia o piso mínimo da categoria, o reajuste salaria, as condições de trabalho, o valor do vale alimentação, participação de lucros, além de novos benefícios, além disso o sindicato da alimentação de Barretos, também oferece diversos benefícios aos seus associados.
   Todo trabalhados que é sindicalizado, além de ter o direito de usufruir dos benefícios oferecidos, pode ainda cobrar a atuação de seu sindicato, e é importante que assim o faça, ele pode exigir uma atuação forte que todo sindicato precisa fazer, e é a sua participação que fortalece a entidade da qual faz parte.
bottom of page