Palavra do Presidente

Enilson Roberto da Silva
Presidente do Sindicato da Alimentação de Barretos

        " O Sindicato do Futuro"

    O Sindicato do futuro depende de ações e estratégias do movimento sindical no curto e no médio prazo, nesse contexto de profundas mudanças no sistema produtivo e nas relações de trabalho. Um caminho é promover alterações na organização, no patrimônio, na administração, nos serviços e nas formas de representação, nesse mundo ainda conhecido, complexo e desigual, resultante de três revoluções industriais e tecnológicas, em um cenário no qual o ritmo de inovações é vertiginoso. A renovação sindical, no entanto, servirá para este momento em que ainda se vive a transição. Um novo universo irrompe e deverá obrigar o movimento sindical a uma nova e mais intensa transformação. Estado, empresas, instituições, comunicação e quase tudo o que conhecemos e que envolve trabalho e sociedade passam por mudanças disruptivas, que se aprofundam cada vez mais.

    O novo mundo começa a ganhar concretude. Há milhões de jovens trabalhadores nesse universo, gente que está muito longe, afastada dos sindicatos.

    O Sindicato é uma organização e estrutura a serviço das lutas dos trabalhadores – e isso deve ser compreendido no sentido radical -, cujo futuro dependerá do que os trabalhadores que constroem o novo mundo fazem e farão.

    Serão esses trabalhadores que, ao ocupar posições nos sindicatos, desenharão essas entidades.

    A reorganização sindical deve ser um projeto de transição que aposta no sindicato como instrumento a ser renovado pelas lutas dos novos trabalhadores. A transição deve ser um projeto de transformação de quem é capaz de deixar, para além da vida, sementes que germinarão vidas futuras.


    Por: Clemente Ganz Lúcio

Sindicato da Alimentação de Barretos.

© Copyright 2020 - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Barretos
Tel.: (17) 3322-8011 / (17) 3322-1991 | Rua 16 n. 937 - Centro | Barretos/SP | 14780-050 | e-mail: stiaba@uol.com.br