Companheiros e companheiras,


Trago em mim, ao longo de minha vida, uma marca que não abro mão, a marca da simplicidade. Quem me conhece, sabe que carrego em mim o gesto da humildade e o desejo de ver a vida das pessoas melhorar sempre. Desde os tempos idos, sempre me coloquei a disposição como um líder sindical na defesa dos trabalhadores da alimentação de Barretos.

Como trabalhador, minha historia começa em 1978, na Santa Casa, mas foi na CUTRALE, em 1981, que comecei, de fato, no setor da alimentação. Ali, vivi as dificuldades dos trabalhadores e tive meus primeiros contatos com o sindicato. Em 1995 fui eleito presidente do sindicato como funcionário da Padaria União dos Irmãos Lázaro.

Na minha gestão os trabalhadores passaram a ter transporte para se deslocarem para as empresas e foram instalados refeitórios nas empresas (Friboi/Minerva), para que todos os companheiros e companheiras pudessem fazer as refeições de forma adequada. Conseguimos por vários anos realizar o 1° de maio, que contabilizou em anos sucessivos de festividade, a entrega de 06 carros e 10 motos para os trabalhadores através de sorteios.

Fomos pioneiros na construção da nova sede do sindicado e na Farmácia do Trabalhador que funciona dentro do sindicato. Ofertamos cabelereiro gratuito para os sócios, convênio com o hospital São Jorge, tratamento odontológico descontado em folha, assistência jurídica, insalubridade paga de forma coletiva, colônia de férias na praia e, por fim, também trouxemos cursos em diversas áreas de qualificação, que atendeu a marca expressiva de 14 mil trabalhadores.

Nada foi fácil e tudo foi conquistado com muita luta. As duas maiores greves feitas em Barretos até hoje foram em dois frigoríficos da categoria. Conquistamos o respeito dos patrões e temos um índice de inflação superior a 70% da categoria. Isso prova a credibilidade dada pelos trabalhadores e trabalhadoras ao sindicato.

Agora, chegou a hora de passar o comando do sindicato para que ele possa ir além. Continuar para avançar! Estamos numa nova era de mudanças no mundo do trabalho, mas uma coisa é certa: o sindicato sempre terá o seu papel fundamental na defesa dos trabalhadores.

Saio da presidência com o espirito de dever cumprido. Honrado por Deus ter me escolhido para essa missão nobre. Continuarei ajudando o sindicato em outro cargo e deixo aos mais jovens o desafio de travar a nossa luta que o momento exige. Agradeço de coração a todos que sempre me ajudaram e cooperaram enquanto estive a frente do sindicato, retribuirei com a mesma vontade e garra que me foram dispensadas.

Luiz Carlos Anastácio

(Paçoca)

Notícias

Sindicato da Alimentação de Barretos.

© Copyright 2020 - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Barretos
Tel.: (17) 3322-8011 / (17) 3322-1991 | Rua 16 n. 937 - Centro | Barretos/SP | 14780-050 | e-mail: stiaba@uol.com.br